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Teoria Unificada do Conhecimento Humano: uma introdução

Foto de Teoria Unificada do Conhecimento Humano: uma introdução

Dados do Evento

Nome Teoria Unificada do Conhecimento Humano: uma introdução
Apresentação RESUMO O minicurso terá duração total de 8h, consistindo de quatro encontros síncronos online semanais de 2h cada, com uma parte do tempo aberta ao esclarecimento de dúvidas do público. Nesses encontros será exposta a evolução do pensamento humano em suas vertentes científica, filosófica e religiosa. Para apoiar esse desenvolvimento serão utilizadas referências no campo da medicina, da ciência, da teologia e da filosofia, de modo a ilustrar o entrelaçamento desse desenvolvimento. Os primeiros momentos serão dedicados à apresentação de questões da atualidade e multimilenares que sempre intrigaram o ser humano, como: o determinismo e o livre-arbítrio; a natureza do Universo; a finalidade da vida; a sobrevivência da consciência após a morte; o papel da ciência e da tecnologia; o absoluto e o relativo; o finito e o infinito; entre outras. O ponto de partida serão os mitos cosmogônicos dos povos caçadores-coletores. Serão destacados alguns deles a título de mostrar que a questão de nossas origens sempre foi objeto de interesse de todas as culturas. A partir daí é feita a introdução das escolas de pensamento da Grécia Antiga e as grandes questões levantadas por todos pensadores da época: a realidade é composta de quê? Existe uma substância fundamental? Se sim, qual sua natureza? O Universo possui um telefinalismo? Seguir-se-á com a introdução da visão criacionista monoteísta, com seu sistema de crenças e valores, além de seus paradoxos. O mesmo será feito ao adentrar na revolução científica, momento em que será ressaltado o aspecto evolucionista e antropocêntrico do pensamento, que será vertiginosamente potencializado até fins do século XIX. Nessa parte será abordado o evolucionismo materialista e o espiritualista, com destaque para o desenvolvimento das ciências e das doutrinas que abraçaram uma visão mais sintonizada com as descobertas do campo lógico e científico. Adentrando no século XX será apresentado o abalo que a Nova Cosmologia e a Mecânica Quântica causaram no mundo científico – e por consequência, às doutrinas evolucionistas. Esse choque foi sentido não apenas na ciência, mas na religião e na filosofia, iniciando um processo de mudança de paradigma em nossa civilização que está longe de findar. Aqui será destacada a ruptura entre a física clássica e a física moderna. Na parte final será apresentado o monismo de Pietro Ubaldi: uma teoria unificada que adapta a teologia com as últimas descobertas da ciência, ressignificando todo o saber humano e toda trajetória evolutiva do cosmos, desde o Big Bang até as últimas orientações da ciência – e fornecendo uma visão de evolução futura. Os paradoxos monoteísta e panteísta serão fundidos num estreito monismo, que afirma e coordena ambos. Junto a isso serão pincelados os principais aspectos do monismo ubaldiano como: • Os movimentos fenomênicos; • A substância e seu conceito em seus três aspectos; • A lei de unidade, dualidade e trindade; • A unidade de funcionamento do Universo; • O aspecto trifásico do universo (espaço, tempo e consciência); • A evolução das dimensões; • Gênese e técnica da vida e do psiquismo. A parte final do curso pretende dar uma visão mais ampla de tudo que foi apresentado, mostrando uma visão de mundo que fornece o roteiro para orientar a humanidade atual tendo por base princípios simples. JUSTIFICATIVA O conhecimento, ao longo dos últimos séculos, se desenvolveu de forma fragmentada. As áreas do saber não dialogam entre si, assim como as religiões, que mais segregam umas às outras do que se irmanam nos pontos comuns. As correntes de pensamento se dispersam e não oferecem uma solução definitiva que satisfaça o ser humano. Tampouco existe uma complementação entre várias dualidades presente em nosso mundo: ciência-religião; coletividade-individualidade; criacionismo-evolucionismo; público-privado; igualdade-diferenciação; etc. Isso dificulta a compreensão do modo de agir dos outros, resultando em interpretações parcialmente verdadeiras, mas jamais integrais. Esse minicurso tem como escopo introduzir uma visão unitária dos fenômenos do universo, solucionando paradoxos – e ao mesmo tempo deixando outros, mais sofisticados, em aberto. O minicurso se apoia em obras de diversos autores, buscando fazer uma conjugação entre as escrituras sagradas dos primórdios da civilização com as mais recentes descobertas da ciência, demonstrando ao público que os aparentes dualismos (ciência vs. religião, evolucionismo vs. criacionismo, matéria vs. espírito, etc.) nada são do que um aspecto relativo e temporário, e que cada polo possui seu aspecto da verdade. A necessidade de uma síntese da ciência surge numa época de grandes transformações globais: sistemas políticos são colocados em xeque; a cosmologia se vê obrigada a adotar uma postura cada vez mais filosófica para produzir avanços; a física quântica evidencia que o cérebro é uma interface entre a consciência e o mundo externo; as religiões se tornam extremistas ou perdem adeptos; o excesso de informação torna a sociedade mais insegura de seu futuro; as mudanças climáticas causadas pelo ser humano se revelam capazes de abalar radicalmente as economias e desenvolvimento dos países, a qualidade de vida das pessoas e o curso da vida no planeta; entre muitos outros fatores. Até o momento o que existe são agregados de estudos que apontam tendências. E o indivíduo, de modo geral, não possui uma visão clara de seu papel no corpo coletivo (deveres e direitos), suas potencialidades (de especialização) ou as causas múltiplas que caracterizam sua vida e personalidade. O produto desses fatores é uma sociedade com baixo nível de compreensão entre seus elementos constituintes, o que leva a atritos em todos os âmbitos da vida profissional e pessoal. PROGRAMAÇÃO Serão quatro encontros síncronos, semanais, com (aproximadamente) 2h cada: 1h30 de aulas expositivas e 30 min finais destinados a dúvidas e questionamentos. Eles se darão às 5ª feiras, das 14h às 16h, no endereço virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/leonardo-leite-oliva Os tópicos a serem tratados em cada encontro serão os seguintes: 1. Premissas. Visão dos antigos. Arquitetura criacionista e evolucionista. 2. Visão neocriacionista científica. 3. Arquitetura monista. Vida de Pietro Ubaldi. 4. Teoria Unificada de Pietro Ubaldi. Esse curso visa, através de um conjunto de obras de cunho científico, filosófico e introduzir uma visão de mundo que auxilie o público interessado a complementar as diferenças presentes em suas vidas - ao invés de trata-las como entes a serem excluídos ou combatidos. O objetivo é mostrar uma síntese do saber humano, percorrendo de forma gradual a evolução da matéria, da energia, das formas de vida, do psiquismo humano e da sociedade, colocando um fio condutor a todo processo de desenvolvimento. OBJETIVOS O curso tem caráter introdutório e serve de guia para aqueles que desejam se aprofundar nos conceitos apresentados. Seu escopo primário é estimular o pensamento e seu desenvolvimento através da ressignificação do conhecimento humano, costurando uma teia que permite uma visão não apenas sistêmica, mas unitária, do cosmos e da vida. Os objetivos específicos são: • Criar um ambiente de intercâmbio de conhecimento; • Desenvolver o pensamento crítico; • Relacionar crenças, pensamentos e teorias aparentemente contraditórias. OBSERVAÇÕES Esse curso, além de aberto a toda comunidade externa municipal que atenda aos requisitos acima citados, é recomendado aos cursos de licenciaturas, engenharias e pós-graduação do campus IFSP/SJC.
Local São José dos Campos (virtual) Carga Horária 8
Início das Inscrições 06/09/2021 Fim das Inscrições 27/09/2021
Início do Evento 30/09/2021 2 p.m. Fim do Evento 21/10/2021 4 p.m.
Inscrição Pública Sim Gera Certificado Sim
Submetido Sim Deferido Sim
Site https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/leonardo-leite-oliva

Formulário de Inscrição

Formato CPF: "XXX.XXX.XXX-XX"