Mostrar/Esconder barra lateral

Realizar Inscrição em Evento

Eventos em Aberto

NomeDescriçãoPeríodo de Inscrição
Chamar os Clássicos de Chato é Pura Chatice!Responsável: Prof. Me. Felipe Gallardo Brum Objetivo geral: Oferecer ao aluno vestibulando ferramentas para análise e interpretação das obras obrigatórias dos vestibulares da UNICAMP e da USP, por meio de uma teoria sócio-histórico-crítica. Objetivos específicos: a. Ler trechos das obras, estimulando a curiosidade dos alunos por meio de perguntas disparadoras com temáticas sócio-históricas. b. Apresentar uma nova visão dos clássicos da literatura, entrelaçando política, sociologia e antropologia. c. Formar um vestibulando sócio-crítico capaz de analisar estas obras tanto nos vestibulares da UNICAMP e da USP quanto em ações e futuros processos de aprendizagem.De 31/05/2022 até 20/10/2022Realizar Inscrição
DIÁLOGOS - BAOBÁ FLORESTAL - Restauração Ecológica Inclusiva - Inclusão de populações tradicionais na restauração de ecossistemas brasileirosPalestrante - Paolo Sartorelli é engenheiro florestal pela FAEF – Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça/SP (2006), especialista em restauração ecológica pela UFSCar, campus Sorocaba/SP (2018). Proprietário da Baobá Florestal, executou diversos projetos de restauração no Cerrado no oeste da Bahia, na Mata Atlântica em São Paulo, e na Amazônia no Pará, bem como realizou inúmeros inventários florestais em diversos biomas brasileiros, como Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. É autor dos livros Guia de árvores com valor econômico (2015); Guia de identificação de espécies-chave para a restauração florestal na região de Alto Teles Pires – Mato Grosso (2015); Guia de plantas da regeneração natural do cerrado e da mata atlântica (2017); Guia de plantas não desejáveis na restauração florestal (2018) e Plantas dos povos da Volta Grande do Xingu (2018). Suas paixões profissionais são a restauração ecológica e a identificação de árvores. Fonte: https://www.baobaflorestal.com.br/ @baobaflorestalDe 05/08/2022 até 27/08/2022Realizar Inscrição
Projeto de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação - Oficina de Introdução à Programação com Scratch.A oficina de Introdução à Programação com Scratch, faz parte das ações do projeto de Extensão: INCLUSÃO TECNOLÓGICA: Iniciação ao ensino de programação utilizando kits de Arduino e Scratch, envolvendo objetos de conhecimento abordados no 8º e 9º do Ensino Fundamental II, aprovado na Chamada Pública SETEC/IFES Nº 01/2021 - Projeto de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação. A oficina de introdução à programação com Scratch visa apresentar os conceitos básicos de programação e do pensamento computacional por meio de atividades práticas, utilizando o ambiente de programação Scracth. A oficina aborda objetos de conhecimento de matemática dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. O ambiente de programação Scratch apresenta uma interface gráfica amigável e intuitiva para a implementação de programas, utilizando uma linguagem de programação em blocos, que permite desenvolver programas por meio do encaixe de blocos de comando.De 01/04/2022 até 20/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Palestra I - Educações, Culturas e Hackers - ONLINEA palestra será ministrada por Nelson Pretto que é Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo/Escola de Comunicação e Artes (1994), Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), ambos pela UFBA. Bolsista do CNPq. Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2014/2018), foi secretário regional da SBPC Bahia (2010-2014) e foi membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2010). Foi dirigente do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO 1980-1982). Pesquisador visitante (pós-doc) do Learning, Media & Social Interactions da Universitad de Barcelona (2020, em andamento), do Theory, Culture and Society Centre na Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) e do Centre for Cultural Studies de Goldsmiths College/Universidade de Londres/Inglaterra (1998/1999).De 10/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Palestra I - Educações, Culturas e Hackers - ONLINEA palestra será ministrada por Nelson Pretto que é Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo/Escola de Comunicação e Artes (1994), Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), ambos pela UFBA. Bolsista do CNPq. Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2014/2018), foi secretário regional da SBPC Bahia (2010-2014) e foi membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2010). Foi dirigente do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO 1980-1982). Pesquisador visitante (pós-doc) do Learning, Media & Social Interactions da Universitad de Barcelona (2020, em andamento), do Theory, Culture and Society Centre na Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) e do Centre for Cultural Studies de Goldsmiths College/Universidade de Londres/Inglaterra (1998/1999).De 10/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
Encontro Mensal dos Coordenadores(as) de Extensão com a PRX: Acordos de Cooperação e formação de Grupos de Trabalho - GTsEncontro Mensal dos Coordenadores(as) de Extensão com a PRX: Acordos de Cooperação e formação de Grupos de Trabalho - GTs Cursos (Procedimentos e Regulamento) e Comitê de ExtensãoDe 11/08/2022 até 12/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Seção I - Comunicações Orais - PRESENCIAL- Ensinando Astronomia Mão na Massa - Brigida Pimentel Villar de Queiroz - Transparência nos Portais Eletrônicos dos Institutos Federais - Leticia Pedroso Ramos - Capoeira e Cultura Digital: uma oportuna aproximação em prol da Formação Docente visando a Educação para as Relações Étnico-Raciais - Gustavo Baptistella Leite da Silva - Decolonização no Ensino da Arte no Brasil: estranhamento do olhar e potencialidades para uma educação decolonial - Vanda Maglione de Moraes, Thiago Bortolozzo da SilvaDe 10/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Seção I - Comunicações Orais - ONLINE- Ensinando Astronomia Mão na Massa - Brigida Pimentel Villar de Queiroz - Transparência nos Portais Eletrônicos dos Institutos Federais - Leticia Pedroso Ramos - Capoeira e Cultura Digital: uma oportuna aproximação em prol da Formação Docente visando a Educação para as Relações Étnico-Raciais - Gustavo Baptistella Leite da Silva - Decolonização no Ensino da Arte no Brasil: estranhamento do olhar e potencialidades para uma educação decolonial - Vanda Maglione de Moraes, Thiago Bortolozzo da SilvaDe 10/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Seção II - Comunicações Orais - ONLINE- Psicologia Institucional e TIC: intervenções psicológicas no contexto remoto com grupo de adolescentes - Amanda Silva Saraiva, Michele Ferreira, Carla Santana, Thayna Rodrigues - Consumo de Informações nas Mídias Digitais: como novas práticas influenciam a sociedade, constroem controvérsias e transformam a realidade - Gabriela Szlapak Fiuza - “Faça Parte!”: uma proposta de engajamento da comunidade escolar que surge em um percurso de Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) - Gabriel Rocha, Alexandre Galetti, Beatriz Sotopietro, Henrique da Silva Santos, Rayane Caroline Pereira AmaralDe 10/08/2022 até 26/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Seção III - Comunicações Orais - PRESENCIAL- Educação Híbrida: o instagram como suporte didático pedagógico para além da sala de aula - Gêrlan Cardoso da Silva - Educação no Trânsito - Hozana Rodrigues, Fábio Santos Cardoso, Rodrigo Bragion, Natalia da Silva Pereira, Joubert Costa Junior - Uso de Mapas Mentais no Processo de Aprendizagem de Estudantes Autistas - Antonia Valeria Pereira da Silva AndradeDe 10/08/2022 até 27/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Seção III - Comunicações Orais - ONLINE- Educação Híbrida: o instagram como suporte didático pedagógico para além da sala de aula - Gêrlan Cardoso da Silva - Educação no Trânsito - Hozana Rodrigues, Fábio Santos Cardoso, Rodrigo Bragion, Natalia da Silva Pereira, Joubert Costa Junior - Uso de Mapas Mentais no Processo de Aprendizagem de Estudantes Autistas - Antonia Valeria Pereira da Silva AndradeDe 10/08/2022 até 27/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Seção II - Comunicações Orais - PRESENCIAL- Psicologia Institucional e TIC: intervenções psicológicas no contexto remoto com grupo de adolescentes - Amanda Silva Saraiva, Michele Ferreira, Carla Santana, Thayna Rodrigues - Consumo de Informações nas Mídias Digitais: como novas práticas influenciam a sociedade, constroem controvérsias e transformam a realidade - Gabriela Szlapak Fiuza - “Faça Parte!”: uma proposta de engajamento da comunidade escolar que surge em um percurso de Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) - Gabriel Rocha, Alexandre Galetti, Beatriz Sotopietro, Henrique da Silva Santos, Rayane Caroline Pereira AmaralDe 10/08/2022 até 26/08/2022Realizar Inscrição
II Reunião Grupo de Estudo CEPIN-JCRSegunda Reunião de Grupo de Estudo de Artigos Acadêmicos do CEPIN-JCRDe 05/08/2022 até 14/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Oficina III - Produção de Jogos Digitais: Aprendendo a criar jogos com a ferramenta Construct 3 - PRESENCIALO objetivo dessa oficina será apresentar e desenvolver atividades práticas junto aos participantes com a ferramenta de criação de jogos digitais Construct 3. No processo de elaboração das atividades, será discutido de forma sucinta as características e os diversos elementos (sonoros, visuais e lúdicos) que compõem os jogos digitais. Ao final, espera-se que todos os participantes apresentem familiaridade com a interface e as funções do programa e a partir disso possam desenvolver seus próprios jogos.De 10/08/2022 até 27/08/2022Realizar Inscrição
V Semana da Educação e IV Seminário de Estágio: "Pedagogia para quê/quem? Desafios da formação"O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Presidente Epitácio, entre os dias 19 a 23 de setembro de 2022, promoverá a V Semana de Educação e o IV Seminário de Estágio. Nesta edição o evento traz como tema “Pedagogia para quê/quem? Desafios para a formação”, homenageando o professor José Carlos Libâneo, considerando as contribuições do pesquisador para a formação dos (as) pedagogos (as) e para a consolidação dos cursos de Pedagogia no Brasil. Tem como objetivo debater questões atuais relacionadas à defesa da Pedagogia e da formação docente num contexto de implementação de políticas públicas que ameaçam a Pedagogia e a educação pública. Serão realizadas palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências e atividades culturais. A Semana da Educação é realizada anualmente pelo IFSP, Campus Presidente Epitácio, e é voltada para os profissionais da educação, estudantes de licenciatura e pessoas da comunidade interessadas em aprofundar seus conhecimentos, compartilhar suas vivências e debater sobre práticas educativas. Este ano, em sua quinta edição, o evento vem se consolidando como um importante meio para o aprimoramento e formação dos/as estudantes e profissionais da área, à medida em que proporciona um ambiente significativo de discussão e troca de experiências relacionadas à educação.De 03/08/2022 até 19/09/2022Realizar Inscrição
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Químicos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Câmpus Capivari 2022.2Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Químicos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Câmpus Capivari 2022.2De 03/08/2022 até 31/12/2022Realizar Inscrição
Autismo e inclusão escolarPalestra do Projeto Amplifica: Autismo e inclusão escolar, com Tamires GomesDe 11/08/2022 até 17/08/2022Realizar Inscrição
Lar das Moças Cegas - Educação, Saúde e Serviço Social: um panorama sobre habilitação, reabilitação e inclusãoO evento proposto traz o Lar das Moças Cegas. Instituição A proposta da Instituição é que a pessoa com deficiência visual receba todo atendimento necessário para habilitação, reabilitação e inclusão dela na sociedade. Todo o atendimento é permeado por um projeto pedagógico ou terapêutico focado nas necessidades individuais. O trabalho dentro do LMC é dividido em alguns segmentos como: terapêutico, educacional, capacitante e extracurricular, promovendo assim uma dinâmica de autonomia e independência para cada indivíduo.De 08/08/2022 até 12/08/2022Realizar Inscrição
Visita Técnica Presença Armênia na cidade de São PauloComo resultado de Iniciação Científica homônima orientada por mim, a ex aluna Mariana Papazian guiará os alunos da disciplina de HITx1 (História e Turismo) por um tour a pé a partir da estação Armênia do metrô visando uma imersão na interpretação patrimonial de origem armênia presente nos arredores do campus São Paulo do IFSP.De 08/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
Forma e Conteúdo nas Histórias em Quadrinhos - 2ª Webconferência do Clube de Leitura BTV IFSPA segunda webconferência do Clube de Leitura do câmpus Boituva do Instituto Federal de São Paulo, tem a honra de receber como palestrantes dois docentes do câmpus, a Profa. Ma. Patricia Neves de Almeida e o Prof. Dr. Emerson Ferreira Gomes, que são leitores de Histórias em Quadrinhos e colecionam HQs. O evento é aberto para participantes dos projetos de ensino e de extensão do Clubinho, e também a pessoas da comunidade externa. O link da webconferência será enviado diretamente às pessoas inscritas.De 03/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
Visita Técnica a Casa de PortugalNo âmbito da disciplina de HITx1 ( História e Turismo) os alunos serão guiados por mim na interpretação patrimonial da Casa de Portugal com a finalidade de conhecer as atividades da instituição relativas a conservação da memória e tradições portuguesas na cidade de São PauloDe 08/08/2022 até 18/08/2022Realizar Inscrição
Projeto de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação - Oficina de Introdução à Plataforma ArduinoA oficina apresenta uma introdução a robótica educacional, utilizando plataformas abertas e softwares livres. A oferta da oficina visa propiciar o aprendizado dos conceitos básicos de programação e eletrônica, por meio da elaboração de projetos práticos de robótica e automação. Os projetos serão elaborados utilizando kit´s de Arduino e Robótica e implementados em ambientes de simulação e programação para a Plataforma Arduino, como o Tinkercad e o IDE Arduino. Objetivos da oficina: 1) Aplicar metodologias ativas, permitindo que os alunos participem ativamente da construção do conhecimento; 2) Realizar a inserção tecnológica dos alunos; 3) Propor atividades para serem desenvolvidas em grupo com problematização da realidade, visando o trabalho em equipe e cooperativo; 4) Propor o desenvolvimento de projetos de automação e robótica, utilizando plataformas abertas e componentes de baixo custo, softwares livres e gratuitos. 5) Propor atividades práticas, visando incentivar o protagonismo e o trabalho colaborativo, assim como o desenvolvimento do raciocínio lógico, a autonomia, o senso crítico e a criatividade dos alunos.De 02/08/2022 até 31/08/2022Realizar Inscrição
Visita Técnica ao Assentamento Estrela da Ilha e Cinturão VerdeA visita objetiva apresentar a diversidade do modo de vida camponês e sua prática de luta e resistência na/pela terra, fazendo relação com conceitos aprendidos em Geografia, Biologia e Sociologia além de eventuais intersecções com outros componentes curriculares. Serão visitadas criações de aves, suínos e bovinos; hortas e outros plantios baseados nas teorias e técnicas da agroecologia. Ademais, serão apresentadas tecnologias sustentáveis utilizadas nas propriedades visitadas, além de uma experiência de SAF (Sistema Agroflorestal).De 10/08/2022 até 19/08/2022Realizar Inscrição
Apresentação da Coordenação de Curso - Estágio, Pesquisa, TCC, Atividades Complementares e Projetos.Apresentação da Coordenação de Curso sobre Estágio, Pesquisa, TCC, Atividades Complementares e Projetos.De 07/08/2022 até 27/08/2022Realizar Inscrição
Oficina de formação docente: práticas de educação antirracista no Ensino FundamentalOs frequentes casos de racismo nos mais diversos ambientes revelam a urgência de se adotar práticas antirracistas, especialmente nos espaços escolares. Nesse sentido, propomos a formação em tela, com vistas a refletir sobre o problema e propor soluções voltadas para o Ensino Fundamental. A oficina será ministrada pela prof. Dra. Lorena Faria, membra do NEABI-IFSP, que possui mais de 10 anos de experiência nos estudos das questões étnico-raciais. Contará ainda com a presença da mestra popular Marta Joana da Silva, coordenadora do Batuque de Umbigada Guaiá de Capivari. A ação faz parte do Projeto Cartilha Educacional: Aprendendo com o Batuque de Umbigada Paulista, aprovado pelo ProAC Editais e em vigência pelo Edital nº 493 da PRX-IFSP. Haverá emissão de certificados para as pessoas inscritas.De 09/08/2022 até 11/08/2022Realizar Inscrição
Semana de Integração do Curso de Licenciatura em MatemáticaO presente evento tem como intuito realizar o acolhimento e integração dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, fomentando diferentes discussões científicas, sociais e educacionais concernentes à Educação Matemática. Neste evento, teremos um conjunto de palestras, oficinas e atividades de interação, que serão ministradas por docentes e discentes do curso, bem com convidados de outras instituições. Visamos, assim, discussões crítico-reflexivas a respeito de diferentes temáticas no âmbito educacional. PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 10/08/2022 Palestra: BNCC e suas formações discursivo-ideológicas: reflexões sobre os rumos da educação brasileira. Ministrante: Simone Gabriela Rodrigues. Sala 10. Palestra: Educação Matemática Inclusiva: por onde começar? Ministrante: Douglas William Nogueira de Souza. Sala 10. 11/08/2022 Palestra: Educação financeira como um tema da educação básica (e como um problema da vida pessoal). Ministrante:Thiago Siqueira Santos. Sala 10. 12/08/2022 Oficina: A matemática no cafezinho. Ministrante: Stephanie Pereira Codato. Sala 11. Oficina: Mandala olho de Deus: investigando e constituindo. Ministrantes: Laís Chaves Damião; Júlia Patrícia Oliveira da Silva; Alysson dos Santos Morgado. Sala 10.De 09/08/2022 até 11/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Oficina I - Metaverso e Educação: vivenciando e refletindo sobre possibilidades e desafios - PRESENCIALO conceito de metaverso tem sido bastante popularizado nos últimos tempos, ainda que sua primeira reverência tenha sido feita em um livro de ficção científica de Neal Stephenson, em 1992. De todo modo, nos últimos anos temos vivenciado uma evolução da web, por meio de ambientes cada vez mais imersivos e interativos, possibilitando cada vez mais que possamos realizar atividades idênticas ao mundo físico real. Além disso, este tipo de ambiente também permite que possamos “visitar”espaços físicos distantes e até mesmo “voltar no tempo” acessando e/ou construindo ambientes que remontam diferentes períodos históricos, por exemplo. A oficina será realizada presencialmente de forma síncrona, mas também possibilitará a participação remota de parte dos inscritos. Como forma de propiciar a vivência em um ambiente imersivo, serão selecionadas diferentes possibilidades para que os participantes possam explorar espaços culturais, jogos e ambientes para reuniões de estudos ou de trabalho, além de dialogar tanto com os presentes no espaço físico da oficina, como também com os participantes que estiverem acompanhando on-line, de forma a possibilitar o diálogo e a reflexão sobre as diferentes experiências, bem como a respeito da convivência em ambientes híbridos de aprendizagem. A proposta de exploração será organizada de diferentes maneiras a partir de um circuito organizado com orientações por meio de QR code : a) via celular pessoal dos participantes; b) por meio de tablets; c) utilizando o Oculos Quest e d) por meio do computador. Em seguida em um dos espaços dentro do metaverso, discutiremos as possibilidades e desafios na criação de espaços específicos conforme as áreas de atuação profissional dos cursistas, bem como as possibilidades pedagógicas neste tipo de ambiente de modo a facilitar a aprendizagem, autoria e protagonismo dos envolvidos.De 10/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Oficina I - Metaverso e Educação: vivenciando e refletindo sobre possibilidades e desafios - ONLINEO conceito de metaverso tem sido bastante popularizado nos últimos tempos, ainda que sua primeira reverência tenha sido feita em um livro de ficção científica de Neal Stephenson, em 1992. De todo modo, nos últimos anos temos vivenciado uma evolução da web, por meio de ambientes cada vez mais imersivos e interativos, possibilitando cada vez mais que possamos realizar atividades idênticas ao mundo físico real. Além disso, este tipo de ambiente também permite que possamos “visitar”espaços físicos distantes e até mesmo “voltar no tempo” acessando e/ou construindo ambientes que remontam diferentes períodos históricos, por exemplo. A oficina será realizada presencialmente de forma síncrona, mas também possibilitará a participação remota de parte dos inscritos. Como forma de propiciar a vivência em um ambiente imersivo, serão selecionadas diferentes possibilidades para que os participantes possam explorar espaços culturais, jogos e ambientes para reuniões de estudos ou de trabalho, além de dialogar tanto com os presentes no espaço físico da oficina, como também com os participantes que estiverem acompanhando on-line, de forma a possibilitar o diálogo e a reflexão sobre as diferentes experiências, bem como a respeito da convivência em ambientes híbridos de aprendizagem. A proposta de exploração será organizada de diferentes maneiras a partir de um circuito organizado com orientações por meio de QR code : a) via celular pessoal dos participantes; b) por meio de tablets; c) utilizando o Oculos Quest e d) por meio do computador. Em seguida em um dos espaços dentro do metaverso, discutiremos as possibilidades e desafios na criação de espaços específicos conforme as áreas de atuação profissional dos cursistas, bem como as possibilidades pedagógicas neste tipo de ambiente de modo a facilitar a aprendizagem, autoria e protagonismo dos envolvidos.De 10/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Palestra II - Aprendizagem Criativa e a construção do conhecimento: contexto, significado e relevância - PRESENCIALA palestra será ministrada por Veronica Gomes que é Doutora em Ensino de Ciências pela Unicamp com ênfase em Aprendizagem Criativa. Mestre em Ensino de Ciência Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Educação para séries iniciais pela Universidade de São Paulo, especialização em Gestão Escolar pela FIJ; em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância pela UFF. Atua na coordenação da frente da Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Atuou como professora de ensino básico, gestora de Mídias/laboratório de Informática e encarregada de serviços na seção de Tecnologia Educacional na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo; e como tutora à distância de cursos de graduação, extensão e pós graduação da Unifesp, UFLA, UFSJ e Univesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Tecnologias Educacionais, Robótica, Laptops na Educação e Mídias Educativas. Autora dos livros de literatura infanto-juvenil "A princesa escolhida" e "Criou Cria".De 10/08/2022 até 26/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Palestra I - Educações, Culturas e Hackers - PRESENCIALA palestra será ministrada por Nelson Pretto que é Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo/Escola de Comunicação e Artes (1994), Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), ambos pela UFBA. Bolsista do CNPq. Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2014/2018), foi secretário regional da SBPC Bahia (2010-2014) e foi membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2010). Foi dirigente do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO 1980-1982). Pesquisador visitante (pós-doc) do Learning, Media & Social Interactions da Universitad de Barcelona (2020, em andamento), do Theory, Culture and Society Centre na Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) e do Centre for Cultural Studies de Goldsmiths College/Universidade de Londres/Inglaterra (1998/1999).De 10/08/2022 até 25/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Oficina II - Oficina de Cartão Interativo com Canva - PRESENCIALA Oficina de Cartão Interativo, visa fomentar novas possibilidades (inclusive gratuitas) de criar um design prático e sustentável através da plataforma Canva, a qual tem a missão de garantir que qualquer pessoa no mundo possa criar qualquer design para publicar em qualquer lugar, tendo como sua missão:” O poder do design ao alcance de todos” - sendo assim, ao final desta oficina, o participante poderá criar seu cartão de visitas com hiperlinks, ou inseri-los em outros formatos de design, como currículo ou assinatura de e-mail, deixando assim, seu trabalho escolar ou seu cartão de visitas mais atraentes. Esta Oficina é voltada a docentes e discentes do curso de Especialização em TICs do IFSP- Campus Capivari ou a quaisquer pessoas que desejem divulgar seu trabalho escolar ou negócio de forma prática, criativa e inovadora, além de sustentável.De 10/08/2022 até 26/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Palestra II - Aprendizagem Criativa e a construção do conhecimento: contexto, significado e relevância - ONLINEA palestra será ministrada por Veronica Gomes que é Doutora em Ensino de Ciências pela Unicamp com ênfase em Aprendizagem Criativa. Mestre em Ensino de Ciência Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Educação para séries iniciais pela Universidade de São Paulo, especialização em Gestão Escolar pela FIJ; em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância pela UFF. Atua na coordenação da frente da Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Atuou como professora de ensino básico, gestora de Mídias/laboratório de Informática e encarregada de serviços na seção de Tecnologia Educacional na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo; e como tutora à distância de cursos de graduação, extensão e pós graduação da Unifesp, UFLA, UFSJ e Univesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Tecnologias Educacionais, Robótica, Laptops na Educação e Mídias Educativas. Autora dos livros de literatura infanto-juvenil "A princesa escolhida" e "Criou Cria".De 10/08/2022 até 26/08/2022Realizar Inscrição
TICEDU22 - Oficina IV - Consumo de Informações nas Mídias Digitais: como novas práticas influenciam a sociedade, constroem controvérsias e transformam a realidade - PRESENCIALAplicação da ação psicoeducativa que estimule a reflexão acerca da dinâmica da comunicação digital e seus efeitos na vida pessoal e social. O programa da ação segue as seguintes etapas: 1.Abordagem dos participantes, apresentação dos mediadores e explicação da dinâmica. 2.Exercício para vinculação, Quebra Gelo. Trabalho sobre a mentira na cotidianidade e a dificuldade de reconhecer verdades através de dinâmicas. 3.Proposição de atividade sensorial: Exibição de material audiovisual com recortes de curta duração para simulação das redes sociais em que o isolamento provoca o direcionamento e a exclusão e manipulação de conteúdos conforme o consumo. O material indicado será o documentário sobre a vida do cantor e compositor Wilson Simonal, considerado um grande exemplo da perseguição, fake news e do cancelamento antes mesmo das mídias digitais. O contexto da ditadura militar no Brasil foi o pano de fundo para o fim da carreira do cantor por acusações de “dedo-duro”, desde então todas as portas se fecharam e Simonal morreu tentando provar por documentos a injustiça que sofreu e manchou sua carreira. 4.Produção de conteúdo, a partir das informações direcionadas as duplas, será proposto a produção de uma manchete registrando a opinião. 5.Compartilhamento das manchetes: ampliando o debate e o estranhamento sobre os conteúdos sobre o mesmo assunto. 6.Reflexão crítica: análise sobre a dinâmica e aplicação de conceitos como sobre as dinâmicas das redes digitais como o enviesamento dos algoritmos, fake news e pós-verdade, o efeitos sociais sobre a esfera pública e a aceleração das redes e as consequências na experiência humana.De 10/08/2022 até 27/08/2022Realizar Inscrição