Nome Projeto Música na Escola 2024 - Oficina de iniciação à atuação em grupos musicais e bandas - Gênero Gospel/Música Cristã (PME-OF2)
Apresentação Estudos apontam que o envolvimento com música é capaz de produzir benefícios para a vida, aumentando capacidades de cognição, expressão e relacionamento interpessoal. Além disso, também se mostra aliado no combate ao estresse, à depressão e outros males que afetam a saúde dos indivíduos. O projeto Música na Escola representa uma ação de implantação e inauguração, tanto de um espaço quanto de iniciativas capazes de aumentar o contato da comunidade com a música. Assim, apesar de possuir um período de realização, o projeto em questão pode produzir resultados capazes de viabilizar e desencadear ações contínuas e perenes, ao longo dos próximos anos, envolvendo e servindo, cada vez mais, representantes das comunidades interna e externa ao IFSP. Para tanto, foca na implantação do CEPM (Centro de Estudos e Práticas em Música), um espaço devidamente organizado aparamentado para viabilizar a oferta de oficinas e de cursos em música à sociedade, de forma gratuita, envolvendo instrutores e monitores voluntários, principalmente, mas não exclusivamente, membros da comunidade interna do IFSP. Mediante a conclusão da preparação de uma infraestrutura satisfatória para o CEPM, "oficinas de iniciação de instrumentistas e cantores para atuação em grupos musicais e em bandas" serão ofertadas ao longo do mês de Outubro de 2024, tendo em vista a preparação de indivíduos para uma possível estreia empolgante no palco de outro evento já tradicional no IFSP câmpus Votuporanga, o Sarau Federal (10ª edição). Esta oferta de oficina decorre de consultas prévias, realizadas por meio de formulários na Web, quanto a interesses e disponibilidades de possíveis participantes. Ela terá duração de 4 (quatro) horas, divididas em 2 (dois) dias e envolverá instruções e práticas associadas à músicas dos gêneros anunciados no título. Serão, portanto, 2 (dois) encontros com intervalo de 15 dias, de forma que no primeiro há foco em instruções e demonstrações e no segundo planejam-se práticas de execução de música com grupo ou banda. Agenda de encontros: 1º - Quinta-feira (10/10/24) das 19:30 às 21:30 (noturno); e 2º - Quarta-feira (24/10/24) das 19:30 às 21:30 (noturno).
Local Dependências do futuro CEPM do IFSP câmpus Votuporanga Carga Horária 4
Início das Inscrições 03/10/2024 Fim das Inscrições 08/10/2024
Início do Evento 10 de Outubro de 2024 19:30 Fim do Evento 24 de Outubro de 2024 21:30

Utilize em caso de submissão de trabalhos