Apresentação |
A desmotivação dos estudantes representa uma queixa recorrente entre professores, pedagogos e gestores. Considerando esse cenário, objetiva-se, com esta oficina, sugerir práticas que promovam a internalização da motivação dos estudantes dentro do arcabouço teórico Teoria da Integração Organísmica (TIO). A TIO é movida pelo questionamento “o que nos move a fazer o que fazemos?”. Por esse motivo, a TIO descreve a motivação propondo um continuum de internalização e, quanto mais interno é o motivo, mais altas são as chances de superação de dificuldades, persistência na tarefa e prazer em realizar o exercício (Pelletier; Rocchi, 2023). Nesse sentido, a metodologia contará com os seguintes procedimentos: 1) Exposição dialogada sobre a Teoria da Integração Organísmica; 2) Exposição dialogada sobre a proposição da TIO que versa sobre os tipos de motivação; 3) Exposição dialogada sobre a proposição de internalização da motivação proposta pela TIO; 4) Reflexão sobre os contextos em que os participantes atuam; 5) Elaboração de um esboço de uma atividade segundo o referencial teórico da TIO; 6) Socialização dos resultados. Espera-se que, ao final desta oficina, os participantes sejam capazes de descrever a Teoria da Integração Organísmica, bem como aplicar esse conhecimento à proposição de atividades que promovam a internalização da motivação dos estudantes.
Ministrante: João Paulo da Mata Nogueira é licenciado em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrando em Educação (Unicamp). É egresso do curso de Especialização em Ensino de Línguas pelo Instituto Federal de São Paulo (Capivari). |