Nome Cosmogonia e Mito Origem: uma análise histórica, não religiosa, acerca das narrativas da criação contidas no livro de Gênesis
Apresentação Tendo por base os recentes estudos arqueológicos e historiográficos sobre a bacia do Mediterrâneo e do Oriente Próximo, pretende-se apresentar o olhar do historiador acerca das duas narrativas da criação presentes na Torah. Parte-se da concepção do intercâmbio cultural que fluiu na região do Crescente Fértil, entre os séculos VI e IV a.C.. O Exílio Babilônico e o retorno da Golah sob o Império Persa são o pano de fundo da composição dos dois textos presentes em Gênesis. O método histórico-indiciário e uma leitura diacrônica dos textos alicerçam a análise a ser compartilhada. Palestrante: Prof. Dr. Juliano Alves Dias Possui doutorado (2013), mestrado (2009) e graduação (2005) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Autor do livro "Sacrificium Laudis", publicado pela UNESP, sob o selo Cultura Acadêmica. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Barretos, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Igreja, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, liturgia, ecumenismo, Igreja Católica, ultramontanismo, modernismo, história das religiões e história da Igreja.
Local Auditório Carga Horária 2
Início das Inscrições 15/10/2024 Fim das Inscrições 19/10/2024
Início do Evento 19 de Outubro de 2024 08:00 Fim do Evento 19 de Outubro de 2024 10:00