Apresentação |
A Visita Técnica ao Museu Afro Brasil Emanoel Araujo integra uma proposta multidisciplinar voltada para os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, articulando diferentes componentes curriculares com o objetivo de aprofundar reflexões teóricas e práticas sobre cultura, inclusão e ensino. | O evento possibilitará uma vivência educativa no contexto de um espaço cultural dedicado à valorização da cultura africana e afro-brasileira, promovendo diálogos entre as áreas de Educação Matemática, História, Antropologia, Filosofia e Pedagogia. | Componentes curriculares envolvidos: | Educação Especial e Práticas Educacionais na Perspectiva Inclusiva: Reflexão sobre inclusão social, acessibilidade e práticas pedagógicas inclusivas com base nos fundamentos da Educação Especial.
Ensino e Aprendizagem de Números: Estratégias didáticas para o ensino de números e suas operações, explorando a construção do conceito de número e abordagens inovadoras para a Educação Básica. |Cultura e Educação Matemática: Discussão sobre a influência da cultura na prática pedagógica, com destaque para a etnomatemática e a valorização das contribuições africanas e indígenas para a formação cultural brasileira. |História da Educação e da Educação Matemática: Compreensão histórica dos processos educativos e suas conexões com a matemática. | A visita será uma oportunidade de articular teoria e prática, utilizando o ambiente do museu como inspiração para a criação de atividades didáticas interdisciplinares e para a reflexão sobre a importância da diversidade e da inclusão na construção do conhecimento. | Participe desta experiência enriquecedora e amplie sua visão sobre a educação e a cultura no Brasil! |