Apresentação |
Este é o primeiro encontro do ciclo de diálogos sobre educações emancipadoras sociodigitais. Nele, iremos conhecer, nos inspirar e conversar sobre o ecossistema educativo das comunidades hacker. A cultura tecnológica pautada no consumo, exploração dos dados pessoais e simplificação do ser humano, apesar de ser predominante em nossas sociedades, não é a única forma de nos relacionarmos com as tecnologias. Existem espaços onde a criatividade, a partilha, o trabalho coletivo e a conexão com o território são elementos presentes na tecnocultura. As comunidades hacker, ao longo dos anos, tem sido esses espaços de esperança e que pode nos inspirar na busca de educações emancipadoras em nossas sociedades digitalizadas.
Nesse dia contaremos com a ilustre presença de Nelson Pretto (UFBA), Karina Menezes (UFBA) e Elisiana Frizzoni Candian (SEE-MG e UFJF).
Esse encontro, além de um evento aberto à toda comunidade, é parte do curso livre de extensão Laboratório de Educações Emancipadoras Sociodigitais. |