Apresentação |
A visita técnica é um recurso metodológico essencial na educação de profissionais da área tecnológica, pois permite que os estudantes relacionem a teoria com a prática ao conhecerem empresas e o funcionamento do mercado de trabalho. Essa experiência contribui para a formação profissional, promovendo estudos, pesquisas e atualizações na área específica de cada curso (Lopes; Brito, 2019). Nesse sentido, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, considerada uma das maiores obras da engenharia moderna e um dos principais polos de geração de energia limpa do mundo, oferece um ambiente excepcional para a aplicação de conteúdos dos cursos de Engenharia Elétrica, Técnico em Sistemas de Energias Renováveis e Técnico em Eletrotécnica .A Itaipu Binacional destaca-se como líder mundial na geração de energia limpa e renovável, acumulando mais de 3 milhões de gigawatts-hora (GWh) produzidos desde o início de suas operações, em 1984. Com 20 unidades geradoras e uma potência instalada de 14.000 megawatts (MW), a usina atende a cerca de 8,7% da demanda energética do Brasil e a impressionantes 86,4% do consumo paraguaio. Em 2023, a produção da usina alcançou 83.879 GWh. Seu recorde anual foi registrado em 2016, quando atingiu a marca histórica de 103.098 GWh. Aspectos intimamente ligados aos conteúdos curriculares das áreas técnicas e de engenharia (ITAIPU BINACIONAL, 2024).
Engenharia Elétrica - Os alunos desse curso têm como foco o estudo e desenvolvimento de sistemas elétricos industriais, automação, instalações de alta e baixa tensão, além do gerenciamento de energia. A visita à Itaipu proporciona uma imersão prática em: Sistemas de geração e transmissão de energia em larga escala; Monitoramento e controle de turbinas e subestações; Proteções elétricas, sistemas supervisórios e automação de processos; Estratégias de interligação energética entre países.
Técnico em Sistemas de Energias Renováveis - Com foco em sustentabilidade, este curso prepara profissionais para instalar, operar e manter sistemas de geração de energia limpa. Em Itaipu, os alunos podem explorar: Tecnologias aplicadas à geração hidrelétrica como fonte limpa e renovável; Iniciativas de eficiência energética e programas de educação ambiental; Projetos de integração com outras fontes renováveis, como solar e biomassa.
Técnico em Eletrotécnica - Esse curso capacita o estudante para trabalhar com instalações elétricas, comandos industriais, manutenção de motores, dispositivos de proteção, entre outros. Em Itaipu, é possível observar: Operação prática de transformadores, disjuntores e linhas de transmissão de alta tensão; Procedimentos de segurança em ambientes de alta complexidade elétrica; Sistemas de redundância e controle para manutenção da estabilidade energética.
Conclusão: A visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu representa uma oportunidade enriquecedora para os estudantes, pois amplia a compreensão dos conteúdos técnicos dentro de um dos maiores complexos energéticos do mundo. Essa vivência estimula o desenvolvimento de competências práticas, fortalece o vínculo com o mercado e motiva os futuros profissionais a atuarem com excelência.
Referências
ITAIPU BINACIONAL (org.). "Nossa História." 2024. Disponível em: https://www.itaipu.gov.br/nossahistoria. Acesso em: 15 abr. 2025.
Lopes, Talisson de S.; Brito, Sônia C. A. Importância da visita técnica: um estudo de caso dos alunos do curso técnico da EE Imaculada Conceição em Pedro Leopoldo/MG. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV151_MD1_SA120_ID9333_29072021160408.pdf. Acesso em: 08 abr. 2025. |