Apresentação |
O bacharelado em Turismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio do Campus Cubatão, realizará a Semana do Turismo – SEMATUR 2025 entre os dias 21 ao 24 de maio e 30 de maio. O evento acontecerá nas dependências do campus, localizado no Jardim Casqueiro, em Cubatão/SP.
Com o tema "Turismo Regenerativo: Um Convite a Repensar e Recomeçar", a SEMATUR 2025 propõe uma reflexão sobre práticas turísticas sustentáveis e inovadoras. A programação inclui atividades culturais, oficinas imersivas, visitas técnicas a atrações turísticas da região e a apresentação do grupo de pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista (TULIPA).
Palestra: TURISMO REGENERATIVO: DE QUÊ ESTAMOS FALANDO?
Iara Brasileiro
https://orcid.org/0000-0002-3969-6506
Elaine Gomes Borges
https://orcid.org/0000-0003-1324-3805
DOI: https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6779
Resumo
O termo "turismo regenerativo" está se tornando cada vez mais relevante no debate sobre o futuro do turismo. Essa abordagem visa não apenas minimizar impactos negativos, mas também promover a restauração e o bem-estar dos ecossistemas e das comunidades. Enquanto a sustentabilidade busca equilibrar o uso dos recursos naturais, o turismo regenerativo, baseado no pensamento regenerativo, vai além, reconhecendo a interconexão de todos os seres vivos e a importância do bem-estar global. A pandemia de COVID-19 destacou a necessidade de repensar o papel do turismo na sociedade e adotar um pensamento mais sistêmico e integrado. A regeneração requer uma mudança de paradigma, superando o pensamento mecanicista e promovendo uma abordagem mais holística para garantir um futuro sustentável e próspero. Ao "regenerar" nossa forma de pensar e agir, podemos construir relacionamentos mais saudáveis com a natureza e promover um turismo mais equilibrado e positivo para o planeta. |