Apresentação |
Leitura e literatura: da diversão à pesquisa
Nesta mesa-redonda, a proposta é discutir como a leitura da realidade interfere na leitura literária e como os elementos que constituem a leitura de textos ficcionais e não ficcionais podem sair de uma perspectiva da diversão e se transformar em um projeto de pesquisa.
Nesse sentido, a mesa contará com rápidas apresentações sobre: a) o conceito de leitura, b) os espaços em que a leitura aparece, c) os elementos sonoros da linguagem que interferem na capacidade de entendimento do que se lê, d) a força das metáforas, e) a relação entre literatura e valores morais, e f) a percepção da (a)normalidade na adolescência por meio de um texto literário.
Além de ter acesso a pesquisas em andamento na área de linguagens e pedagogia, o público da mesa-redonda terá acesso a formas de leitura e a interpretações interessantes sobre textos e mundo.
A responsabilidade da atividade ficará a cargo do professor Valmir Luis Saldanha da Silva. Em princípio, participarão compondo a mesa-redonda as/os estudantes: Ana Júlia Carvalho Zucareli, Daiane Paulino de Souza Silva, Fernanda Bohrer Barbosa, Bianca Cristina Barbosa Maluches e Lucas da Silva Alves, totalizando no máximo seis pessoas na atividade. |