Apresentação |
O Campus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) oferece 150 vagas para Aula interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Biologia, Física e Química, como estratégia pedagógica preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A oportunidade é gratuita e aberta a estudantes que estejam cursando a 3ª serie do Ensino Médio em escolas públicas e privadas de Votuporanga-SP e região. Haverá conteúdo expositivo, expositivo dialogado e resolução de exercícios de edições anteriores do Enem.
O formato da prova do ENEM exige não apenas o domínio de conteúdos específicos, mas principalmente a capacidade de relacionar conceitos de diferentes áreas, interpretar fenômenos do cotidiano e aplicar o conhecimento científico de forma contextualizada.
Os estudantes presentes poderão compreender a interdependência entre os conteúdos de Biologia, Física e Química, refletindo de forma mais crítica e sistêmica sobre os temas abordados. Questões sobre meio ambiente, energia, saúde, tecnologia e sustentabilidade, por exemplo, frequentemente exigem conhecimentos articulados entre as três disciplinas. |