Apresentação |
Ao longo da história, a percepção da surdez passou por profundas transformações. Em diferentes épocas, as pessoas surdas foram estigmatizadas como incapazes e privadas do direito à educação. Com o avanço das lutas sociais e educacionais, consolidou-se uma nova compreensão: a surdez deve ser reconhecida como parte da diversidade humana, valorizando-se a língua de sinais, a cultura surda e o direito à inclusão. Esta palestra propõe discutir os principais desafios enfrentados por estudantes surdos na escola contemporânea, resgatando aspectos centrais de sua trajetória histórica e cultural. Será destacada a relevância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo educativo e apresentadas estratégias pedagógicas, recursos de acessibilidade e práticas inclusivas que favorecem a aprendizagem, ampliam as possibilidades de comunicação e asseguram a participação plena dos estudantes surdos na vida escolar. Mais do que um desafio, a inclusão de estudantes com deficiência auditiva deve ser compreendida como uma oportunidade de enriquecimento para toda a comunidade escolar, que se fortalece ao reconhecer novas formas de comunicação, de expressão cultural e de construção coletiva do conhecimento. |