Foto de Lançamento da Cartilha Educacional: Aprendendo com o Batuque de Umbigada Paulista

Nome Lançamento da Cartilha Educacional: Aprendendo com o Batuque de Umbigada Paulista
Apresentação O projeto Cartilha educacional: Aprendendo com o Batuque de Umbigada Paulista, aprovado no Edital 493/2021 da PRX, teve por objetivo a criação, publicação e distribuição gratuita de 3000 cartilhas educacionais sobre o Batuque de Umbigada, manifestação cultural afro-brasileira presente em municípios como Capivari, Piracicaba, Tietê e Rio Claro. A cartilha (impressa e digital) foi desenvolvida numa união entre a comunidade batuqueira e estudantes do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Capivari, e será distribuída em escolas municipais da cidade, com o intuito de levar o público a conhecer o batuque de umbigada e despertar o interesse pela cultura local. No evento em tela, será realizado o lançamento oficial da cartilha, bem como a celebração do aniversário de 89 anos da principal mestra da umbigada paulista, Anicide Toledo, homenageada de honra da noite. Na ocasião, os estudantes envolvidos na elaboração da cartilha participarão de uma roda de conversa para dividir suas experiências. Haverá ainda o tradicional batuque de aniversário da mestra Anicide, num encontro de gerações para celebrar a história e memória cultural capivariana. Contamos com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Editais. Haverá emissão de certificado para os presentes.
Local Quintal da Dona Marta - Rua Otávio Alves de Souza, nº 174 - Residencial Santo Antônio - Capivari-SP Carga Horária 3,5
Início das Inscrições 10/09/2022 Fim das Inscrições 15/09/2022
Início do Evento 10 de Setembro de 2022 19:00 Fim do Evento 10 de Setembro de 2022 22:30