Apresentação |
A oficina “mão na massa: como analisar e construir orientações curriculares com base no currículo referencial do RJ” propõe a formação colaborativa de profissionais da educação na leitura crítica, sistematização e reelaboração de orientações curriculares de Língua Portuguesa com base nas diretrizes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). A partir dos fundamentos da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006) e dos estudos sobre políticas públicas curriculares (Sacristán, 2000), serão promovidas atividades práticas de análise textual das competências e habilidades previstas no Currículo Referencial, com ênfase na articulação entre os eixos estruturantes da Política de Ensino Médio, Lei 14.945, e os objetos de conhecimento da área. A metodologia adotada contempla leitura orientada, dinâmicas de reescrita colaborativa e elaboração de propostas curriculares contextualizadas para diferentes realidades escolares. Serão discutidos também aspectos normativos e epistemológicos implicados na construção de matrizes curriculares, com base nas orientações da BNCC (Brasil, 2018) e nas diretrizes complementares da SEEDUC. Ao final da oficina, os participantes deverão confeccionar um modelo de orientação curricular aplicável ao seu contexto educacional, com foco na mobilização de saberes linguísticos, literários e midiáticos de forma crítica e significativa. A proposta se ancora no pressuposto de que a construção de documentos orientadores não deve reproduzir prescrições generalistas, mas sim constituir práticas pedagógicas responsivas e eticamente situadas.
Ministrante: Rebeca Emerich Alvarez (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ) |