Apresentação |
Esta oficina prática aborda a aplicação de um fluxo de trabalho com ferramentas de IA do Google como uma sequência didática para promover o protagonismo estudantil. O tema central é a aplicação da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA), que combina metodologias ativas e tecnologias digitais para que o indivíduo tenha "controle de sua aprendizagem, acessando conteúdos digitais a qualquer momento, em qualquer lugar". A proposta alinha-se ao tema da inclusão na era digital ao focar no desenvolvimento do multiletramento, buscando formar o aprendiz como "um produtor ativo de significado, um projetista de seu futuro social". O objetivo é capacitar os educadores a atuarem como "designers de experiências de aprendizagem", oferecendo um processo replicável para guiar seus alunos na transição de consumidores para criadores ativos de conteúdo multimídia. Para isso, a oficina terá uma metodologia de experimentação e criação colaborativa, com atividades que incluem: a co-criação interativa de um prompt no Gemini; a exploração guiada do workflow para gerar textos, imagens, mapas mentais e vídeos; a aplicação prática com a publicação de um portal no Google Sites; e uma troca final de experiências. Ao final, os educadores sairão com um processo pedagógico claro para promover a aprendizagem ativa e a inclusão por meio da tecnologia.
Ministrante: Caio Rocha Cezar (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP) |