Apresentação |
Esta oficina propõe uma abordagem para a Educação Financeira que está ancorada nas prerrogativas da Educação Matemática Crítica (Skovsmose, 2014). Damos as mãos a Teoria Histórico-Cultural (Vigotski, 2014a; 2014b; 2014c; 2014d; 2014e; 2014f) para compreender como a cultura influencia a tomada de consciência do indivíduo acerca do modo de operar e decidir sobre suas finanças, podendo impactar diretamente a relação do indivíduo com o dinheiro, além de favorecer os mecanismos de endividamento familiar e exclusão social dos mais vulneráveis. Com o objetivo de promover uma compreensão crítica e reflexiva sobre as práticas financeiras por meio de uma matemática em ação, a oficina apresenta três propostas de tarefas que instigam os participantes a: analisar suas próprias experiências e crenças em relação ao dinheiro; identificar as influências socioculturais em suas decisões financeiras; e desenvolver estratégias para uma gestão financeira consciente e autônoma. Essas reflexões e dinâmicas serão instrumentalizadas por meio de um aplicativo para celular da calculadora do cidadão, disponibilizada de forma gratuita pelo Banco Central do Brasil, com o intuito de apresentar uma ferramenta prática e acessível para uso em contextos educacionais. Os participantes serão convidados a instalar o aplicativo em seus aparelhos celulares para desenvolver as atividades práticas propostas. A oficina propõe que os participantes reflitam coletivamente sobre a tarefa de promover a Educação Financeira em uma perspectiva de preparar os estudantes para tomarem decisões mais conscientes e responsáveis, considerando as dimensões sociais, culturais e históricas que permeiam a relação com o dinheiro.
Ministrantes: Eliel Constantino da Silva (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL); Ana Karina Cancian Baroni (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP). |