Apresentação |
Esta atividade reúne dois eixos complementares: (1) o estudo da comunicação bilíngue por meio das línguas de sinais ASL (American Sign Language) e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), ressaltando diferenças, semelhanças e contextos culturais; e (2) a reflexão sobre dissertações e teses como produções acadêmicas que expressam identidades e práticas sociais da comunidade surda. Serão discutidos conceitos de bilinguismo na educação de surdos, com base em autores como Quadros e Karnopp (2004) para Libras, e Valli e Lucas (2000) para ASL, além de abordagens sobre identidade e cultura surda, conforme Skliar (1998), Silva (2024). Partindo da Teoria das Representações Sociais, conforme Moscovici (2003), e de estudos sobre cultura e identidade surda, como Skliar (1998) e Strobel (2008), Silva (2024), serão discutidas experiências de pesquisadores surdos, impactos educacionais e sociais da produção científica e sua contribuição para políticas inclusivas. A proposta visa oferecer um espaço de diálogo e troca de conhecimentos, articulando comunicação, identidade e representatividade. Ao final, espera-se que os participantes tenham ampliado sua sensibilidade linguística e cultural para a comunicação com pessoas surdas em diferentes contextos e culturas, reconhecendo a importância da valorização das línguas de sinais como expressão legítima de identidade e cidadania.
Ministrante: Taynan Alécio da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/ Universidade Estadual de Maringá - UEM) |