| Apresentação |
Visita Técnica – Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande e Praia do Góis (Guarujá)
Data: 19/11/2025
Horário: 9h00às 12h00
Público-alvo: Alunos, servidores e comunidade externa
Ponto de Encontro: Ponte Edgard Perdigão (Ponta da Praia – Santos/SP)
Objetivo da Visita
Promover a integração entre teoria e prática, proporcionando aos participantes a vivência de aspectos históricos, culturais e turísticos relacionados à região da Ponta da Praia e ao município do Guarujá, com foco no patrimônio histórico e na observação de práticas de gestão turística local.
Roteiro Detalhado
1. Encontro e Acolhimento – 9h00: recepção dos participantes na Ponte Edgard Perdigão, ponto de travessia turística entre Santos e Guarujá.
2. Visita a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
“A (...) O equipamento, que é reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conta com um rico acervo que remete à história da Cidade. Localizada entre a Praia do Góes e a Praia de Santa Cruz dos Navegantes, a fortaleza foi construída com objetivo de defender o Porto contra o ataque de invasores. Na fortificação, funciona o primeiro museu histórico da Cidade, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população guarujaense.”(PREFEITURA DO GUARUJÁ)
3. Exibição do documentário e a mostra fotográfica “Ifá Omi Oorun – O Destino das Águas no Sol”, produção que integra o projeto “Vozes do Guarujá” e a programação da Semana da Consciência Negra. O trabalho, concebido e realizado pelo artista Emerson Porto Ferreira, destaca a força das religiões de matriz africana e suas manifestações na cidade do Guarujá, valorizando a ancestralidade, a fé e o patrimônio imaterial afro-brasileiro.
Orientações Gerais
• água e documento de identificação;
• Respeitar normas ambientais e orientações locais;
• Não descartar resíduos no trajeto;
• O transporte e alimentação são de responsabilidade de cada participante.
Fonte de referência:
Prefeitura de Guarujá. Disponível em: https://www.guaruja.sp.gov.br/fortaleza-da-barra-grande-completa-441-anos-de-historia. Acesso em: 30 de outubro de 2025. |