| Apresentação |
Data: 21/02/2026 Horário: 8h45 às 12h. Público-alvo: Alunos e servidores do IFSP Cubatão e comunidade externa.
Local: Portaria do Orquidário Municipal de Santos. Endereço: Praça Washington, s/n - José Menino, Santos - SP, 11065-600.
O Orquidário Municipal de Santos é um Parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica e conta com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies. Foi inaugurado em 11 de novembro de 1945, com o objetivo de expor as orquídeas cultivadas por Júlio Conceição, o primeiro orquidófilo do Brasil, falecido sete anos antes. Ele morava em uma grande chácara no Boqueirão, chamada Parque Indígena, onde cultivava cerca de 90 mil orquídeas em árvores e ripados, no início do século passado. Aberto em 1932, o Parque Indígena foi o primeiro estabelecimento de visitação pública de Santos e verdadeira referência turística da cidade, funcionando até o início dos anos 1940, mesmo após a morte de seu fundador, em 1938.
Maior orquidário ao ar livre do mundo à época, o Parque Indígena abrigava também pavilhão para exposição de flores, pomares, jardins e cabines de banho, tanques de peixes, reservatório com peixe-elétrico do Amazonas, pombal e curiosos bancos formados por ossos de baleia. Com a morte de Júlio Conceição, a área foi loteada em 1944 e seu patrimônio biológico, vendido por valor simbólico à Prefeitura para formar o Orquidário.
Além da espécie que dá o nome ao parque, o Orquidário também possui cerca de 1.500 árvores e arbustos e quase 500 animais de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos.
É uma verdadeira Mata Tropical Urbana, formada por exemplares de diversos países do mundo, como árvores frutíferas e medicinais, além de nativas como o pau-brasil, embaúba, ipê-roxo e pau-ferro, totalizando 137 espécies arbóreas de 36 famílias. Dentre as atrações, destacam-se também o espaço das ‘Plantas que contam a História do Brasil’, com pés de cacau, urucum, pau-brasil, mandioca, café e de banana, a Trilha do Mel, ladeada por seis colmeias de iraí, jataí, mandaçaia, mandurim e mirim, de abelhas silvestres sem ferrã, o Jardim Sensorial, caminho formado por vários tipos de solo, como brita, areia e paralelepípedo.
Referências
https://www.turismosantos.com.br/pt-br/content/orquidario
Orientações Gerais -
Levar agua e documento de identificação.
Vestir roupa e calçado confortáveis.
Usar repelente.
Respeitar as normas locais do estabelecimento como, - Proibida a entrada com alimentos ou bebidas (exceto água) , devido aos animais que vivem soltos.
O transporte ate o local e a alimentação.
Entrada gratuita para alunos e servidores do IFSP. |