Mostrar/Esconder barra lateral

Cine Debate: Bicentenário da Independência - Interdependências? (13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos do Jordão)

Dados do Evento

Nome Cine Debate: Bicentenário da Independência - Interdependências? (13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos do Jordão)
Apresentação Segundo Duarte & Carlesso (2019 apud ANTUNES et al. 2020, p.3) “o cinema, bem explorado em suas potencialidades, seria capaz de colocar em jogo novas possibilidades de existência e atuar construindo novas formas de subjetividade. Certos filmes teriam a força de provocar experiências psíquicas profundas no espectador [...]”. Além disso, segundo BRAGA (2017, p. 02 apud SILVA & SILVA, 2019, p.98) os filmes: “estes documentos não só são considerados como fonte histórica como também podem ser utilizados amplamente por nós historiadores e por professores que buscam ferramentas para tornar mais efetivo o processo ensino-aprendizagem”. Desta forma, frente aos objetivos do curso de extensão “Educação Ambiental e Sustentabilidade: Orientação e Prática para o dia a dia” de se perseguir um pensamento orientado para a educação ambiental e construir uma vivência, cuja práxis seja pautada nos ideais de sustentabilidade, a exibição do Longa Metragem “Mother!”, estrelado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem, produzido e estreado no dia 21 de setembro de 2017, de autoria de Darren Aronofsky, cujo enredo promove uma crítica socioambiental visceral, a partir da perspectiva sistêmica de educação ecológica, justifica-se. Anterior a este momento, será realizada uma breve contextualização do momento em que o filme foi lançado, bem como da obra e das ideias defendidas por seu autor. Por fim, serão debatidos, em grupo, os componentes simbólicos que são trazidos pelo filme que auxiliam numa reflexão, a qual seja capaz de induzir à revisão de mentalidades, bem como apontar maneiras de aplicar tais modificações às atitudes cotidianas, de maneira a evitar que as trágicas projeções para o paradigma ambiental do planeta, trazidos, por exemplo, pelos relatório produzidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pela equipe internacional de cientistas atômicos “The Doom’s Day Clock”, tornem-se realidade. O debate será mediado por Lerianderson de Toledo Santos Filho e Renata de Almeida Vieira. Lerianderson atualmente é estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo no campus Campos do Jordão (IFSP-CJO). Atuou como Representante de Classe da turma de Pedagogia ingressante no ano de 2021, durante o primeiro e o segundo semestres de 2021. Foi Monitor da disciplina História da Educação Geral (HEDP1) no IFSP-CJO (2022). Renata é licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus de Campos do Jordão. Colabora com o Projeto Educação Ambiental e Crise Climática: uma abordagem emergente para o ensino, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) - UNICENTRO - CNPq.
Local Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Campos do Jordão Carga Horária 3
Início das Inscrições 17/10/2022 Fim das Inscrições 20/10/2022
Início do Evento 20 de Outubro de 2022 15:00 Fim do Evento 20 de Outubro de 2022 18:00
Inscrição Pública Sim Gera Certificado Sim
Submetido Sim Deferido Sim
Site https://eventos.ifspcjo.edu.br/SNCT/

Formulário de Inscrição

Utilize em caso de submissão de trabalhos

Formato CPF: "XXX.XXX.XXX-XX"