SNCT 2022 - IFSP-BTV - Oficina de ilustração e quadrinhos

Nome SNCT 2022 - IFSP-BTV - Oficina de ilustração e quadrinhos
Apresentação Descrição Geral/Motivação: Atividade do Projeto Clube de Leitura Câmpus Boituva, com a arquiteta, desenhista e ilustradora franco-brasileira Clara Chotil, que propõe uma oficina sobre tipos de desenhos e variadas técnicas para realizá-los. O objetivo de Clara é despertar a vontade e a curiosidade pela prática dessa arte, tornando-a acessível e abrindo possibilidades de aperfeiçoamento. Apresenta o desenho como uma arte social, abordando, portanto, um ponto de vista que não é sempre destacado. Objetivos: Tratar a “ilustração” com uma análise original. Transmitir bases para exercícios simples de desenhos que podem ser realizados com autonomia. Permitir aos/às estudantes entenderem quais são as diferentes técnicas de desenho . Transmitir a noção de comunicação através do desenho. Abordar o desenho como uma prática convivial e de troca. No final da oficina, haverá um momento de criação em conjunto. Conteúdo: 1) o desenho como modo de expressão e de comunicação. 2) análise da questão do ensino do desenho: desenho de observação; desenho de imaginação; -desenho simbólico. 3) em prática: ateliê de desenho de observação; composição coletiva com os desenhos individuais. Procedimentos: A oficina começa questionando a prática dos desenhos: por que desenhamos? Quais são as possíveis funções do desenho? Depois de uma troca de ideias, avançaremos com as noções de “meio de transmissão de informações” e “meio de expressão de emoções”. Essa constatação invita a refletir sobre como ensinar e aprender o desenho, ou seja, como transmitir melhor informações, como usá-las para expressar emoções. Serão distinguidos a aprendizagem técnica e a aprendizagem teórica. Essa última é compreendida como o tema, o engajamento, o propósito do desenho. Depois de revelar a importância dessa parte, o ensino dela será deixado de lado para se consagrar a noções técnicas. Os exercícios técnicos do desenho serão separados e apresentados seguindo 3 tipos: desenho de observação; desenho de imaginação; desenho simbólico. Para cada tema, é projetado um desenho live ilustrando o exercício, com explicações. A segunda parte da aula conta com a participação dos estudantes: em duplas, são realizados retratos, com o exercício de desenho de observação. Esses retratos são colados na parede para formar um conjunto. Cada aluno escreve numa bolha uma frase expressando o que é, segundo ele, o desenho, e cada bolha é associada ao retrato correspondente para formar uma obra coletiva.
Local Sala de reuniões - IFSP Câmpus Boituva Carga Horária 4
Início das Inscrições 17/10/2022 Fim das Inscrições 25/10/2022
Início do Evento 26 de Outubro de 2022 13:00 Fim do Evento 26 de Outubro de 2022 17:00