Apresentação |
As atuais reformas no campo educacional têm sido marcadas pela desqualificação social do professor, a desvalorização do trabalho docente e pela precarização da carreira e demais condições de trabalho. Pretende-se tratar da formação docente como campo de disputa entre projetos antagônicos. A BNC formação contribui para instrumentalizar o professor para a difusão de uma visão de mundo estreita e fragmentada, como parte de uma política que o destitui dos fundamentos e saberes constitutivos de sua profissão (Evangelista e Shiroma, 2017). De outro lado a permanente defesa da escola pública e de uma política de formação de professores nas bases postuladas pela Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Assim objetivem a formação humana integral, com a garantia de uma sólida formação científica e cultural; sólida formação no domínio de conteúdos e metodologias, linguagens e tecnologias; articulação entre formação inicial e continuada, articulação entre formação e valorização profissional e entre ensino, pesquisa e extensão como princípio pedagógico essencial à articulação entre teorias e práticas e ao aprimoramento profissional. |