Ensinando Química na Cozinha

Nome Ensinando Química na Cozinha
Apresentação A proposta deste minicurso é despertar o interesse dos alunos pela química através da relação da química com a cozinha. Assim como o químico, o cozinheiro segue receitas, faz ajustes, transforma os ingredientes através de aquecimento, agitação ou reação com outras substâncias. Na cozinha, assim como no laboratório, são usados os conhecimentos de estequiometria, solubilidade, transformações físicas e químicas. As semelhanças da cozinha com o laboratório de química são grandes e podemos usar esta semelhança para deixar o aprendizado mais interessante e atrativo para os estudantes. O minicurso será realizado em dois dias e dentre os temas que serão abordados teremos: congelamento instantâneo com nitrogênio líquido, cocção e desnaturação proteica, formação de coloides para uso na alimentação e reações químicas na alimentação facilitadas por enzimas.
Local IFSP - São João da Boa Vista (o minicurso será realizado no refeitório do campus) Carga Horária 5
Início das Inscrições 18/10/2023 Fim das Inscrições 24/10/2023
Início do Evento 26 de Outubro de 2023 19:30 Fim do Evento 27 de Outubro de 2023 22:00