Apresentação |
Considerado a pesquisa como princípio científico, mas igualmente princípio educativo (DEMO, 2006), a ação formativa que aqui se propõe versa a Educação daqueles que buscam (re) construir o conhecimento científico. Trata-se de uma prática de Educação Científica cujo objetivo maior é ensinar sujeitos em formação a lidar com a impregnação científica da sociedade e consequentemente aprimorar as oportunidades de desenvolvimento humano e social. Em específico, focaliza-se a prática de autoria e escrita científica.
Com vistas a construir mais um ambiente produtivo e sistemático de estudo e pesquisa propõe-se um curso de extensão para envolvidos com o exercício pesquisa e que desejam trilhar os caminhos da autoria, ou seja, constituir-se como aqueles que produzem textos próprios, reconstroem conhecimento com alguma originalidade e aprendem a escudar-se na autoridade do argumento, não no argumento de autoridade (DEMO, 2014). Espera-se que, no desenvolver da ação, alunos de educação básica ou do ensino superior envolvidos com a pesquisa possam se relacionar de maneira lógica com textos científicos e vislumbrem a possibilidade de produção própria. Da mesma forma, professores de educação básica interessados na pesquisa como princípio educativo e científico podem participar do minicurso com esse mesmo propósito.
As atividades estão programadas para acontecerem de forma híbrida, ou seja, envolvendo encontros presenciais e momentos de estudo e interações assíncronas. Os encontros presenciais foram previstos para os sábados 11 e 25 de junho e 2 de julho no campus do IFSP de presidente Epitácio-SP - Rua José Ramos Júnior nº 27-50 Jd Tropical . As participações assíncronas ocorrerão pelo microsoft teams, sendo os links e orientações disponibilizados no primeiro encontro do curso. |