Apresentação |
RESUMO O Curso Noções Básicas de Instalação de Energia Solar Fotovoltaica tem por objetivo promover uma reflexão sobre a problemática energética e capacitar nas comunidades em situação de vulnerabilidade econômica, mulheres, jovens e trabalhadores em geral, para conhecer as noções básicas de Eletricidade; princípios e funcionamento básico das Instalações elétricas prediais básicas; e desenvolver práticas em instalações elétricas prediais básicas e se apropriar destes conhecimentos para planejar estas instalações nas residências e na comunidade de uma forma geral. Com esta metodologia queremos emancipar os/as trabalhadores/as no conhecimento das necessidades de energia para cada família e realizar um projeto de instalação de módulos solares adequado às suas necessidades. JUSTIFICATIVA Com a mudança na legislação que favorece a constituição de associações e grupos em regime cooperativo, para compra coletiva de equipamentos e geração coletiva de energia (a partir da energia solar) é possível adquirir conhecimento nas comunidades para adquirir e instalar equipamentos de energia solar, forma coletiva, para gerar sua própria energia reduzindo o preço da conta de luz e trazendo mais segurança energética para as famílias com menos recursos. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A energia solar corresponde a fonte renovável de energia mais abundante em todo o mundo, o sol emite uma taxa de 3,8.10^23 kW, dos quais aproximadamente 1,8.10^14 kW são interceptados pela terra. Dessa forma, estudos revelam que a demanda global de energia elétrica pode perfeitamente ser preenchida com a utilização da energia solar (KANNAN; VAKEESAN, 2016). É importante destacar que a energia solar ainda se encontra em fase de ascensão no Brasil. No país, dentre os diversos tipos de geração de energia: hídrica, fóssil, eólica, solar e outras, a hídrica é a principal fonte e corresponde a 62,44% do total da energia produzida no país. A energia hídrica é considerada uma fonte de energia renovável e limpa, porém é gerado grande impacto ambiental e social no momento da construção das usinas hidrelétricas (ANEEL, 2018). Uma vez que o Brasil é muito dependente da fonte hídrica para a geração de energia elétrica, o setor energético do país tem sido marcado por múltiplas crises de diferentes durações e alcance geográfico. Na maior parte dos casos, tais crises foram associadas às condições climáticas. A última crise ocorreu do final de 2013 até o final de 2015, neste período o país enfrentou sérios desafios para suprir sua demanda de energia elétrica devido à seca prolongada nas regiões Sudeste e Nordeste (HUNT; STILPEN; FREITAS, 2018).
A energia solar é uma das ferramentas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a vulnerabilidade energética. Projetos que incentivam essa fonte em favelas educa, gera empregos e permite o uso de energia acessível e limpa. (Chaves, N; 2020). Visando superar os problemas decorrentes da geração de energia elétrica por fonte hídrica, assim como o enorme potencial do Brasil para a geração de energia solar fotovoltaica, este curso procura tratar de acessar os conhecimentos básicos de sistemas de energia solar fotovoltaica. Dessa forma, é esperado que os participantes sejam capazes de entender a importância, para suas vidas, de conhecer e se possível adquirir um sistema fotovoltaico, isolado, ou conectado à rede elétrica, sendo assim estimulados a utilizar e implantar esse tipo de sistema. OBJETIVO O objetivo Geral é acessar novos conhecimentos, provocar reflexões sobre a problemática energética e a razão de ser das fontes renováveis de energia; compreender as noções básicas do uso da energia elétrica; Propiciar uma introdução às instalações elétricas prediais básicas; valorizar os conhecimentos e experiências dos participantes em relação ao tema da oficina; realizar práticas simuladas em instalações elétricas básicas com vistas à qualificação profissional, bem como para servir de preparação para a instalação de sistemas fotovoltaicos adquirir tecnologia para incorporar a energia solar seja como ofício na cadeia produtiva de energia solar, seja adquirindo equipamentos para reduzir custos de energia para suas residências, empreendimentos econômicos ou equipamentos coletivos de interesse da comunidade. METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO O curso será apresentado na modalidade FIC executado de forma presencial, que inclui apresentações, discussões, com dinâmica de apresentações dos principais conceitos combinadas com uma construção coletiva de conclusões e encaminhamentos práticos nas comunidades . CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Energia e meio ambiente, fontes de energia • A problemática energética • Contexto energético brasileiro e mundial • Modelos energéticos elétricos • Transição energética justa e popular (TEJP) • A geração distribuída e o sistema de compensação de energia elétrica • Tecnologia fotovoltaica • Fundamentos teóricos em eletricidade • Circuito Elétrico: Conceitos e tipos • Grandezas Fundamentais de eletricidade • Instalações elétricas residenciais e integração de um sistema fotovoltaico • Visão Geral: Ramal de ligação, quadro de medição, quadro de distribuição, circuitos terminais e aterramento. • O mundo do trabalho em geração distribuída • Fontes de energia • O Sol como fonte de energia • Características do Sol • Geometria Terra-Sol • Movimentos da Terra • Movimento aparente do Sol • Aplicações da Energia Solar • A economia solidária solar • Modelos de gestão social da energia elétrica • Cooperativa de compartilhamento de energia solar • Promoção de trabalho e renda com a TEJP AVALIAÇÃO O curso terá os seguintes aspectos que serão acompanhados e avaliados: • Frequência • Participação das discussões • Capacidade em reconhecer os elementos diferenciais técnicos da energia solar • Capacidade em identificar as vantagens do uso da Energia Solar no dia a dia e para sua economia • Capacidade em identificar as vantagens do uso da ES para o seu meio ambiente imediato • Identificar os elementos de reflexão que indicam os arranjos sociais para um possível agrupamento social para empreender a favor de atividades econômicas a partir da Energia solar RESULTADOS ESPERADOS • Participação mínima de 80% dos inscritos na 1a aula, 70% na 2a aula e 50% na 3a Aula, que se pretende obter com a campanha de engajamento, mobilização e comunicação; • Participação de pelo menos 20% dos presentes nas discussões, a partir das dinâmicas propostas; • Engajamento de 30% dos participantes plenos (nos 3 dias) em atividades econômicas ligadas à cadeia de valor da Energia Solar; • Aquisição de conhecimentos básicos sobre a problemática energética, e do funcionamento esquemático da energia solar; • Identificação das vantagens do uso da Energia Solar (ES) no dia a dia e para a economia e o meio ambiente imediato; • Identificação dos possíveis arranjos sociais para empreender a favor de atividades econômicas ligadas à Energia solar. |